PRESIDENTE DA REPÚBLICA - da série Profissões

Presidente da República é a melhor profissão do Brasil. O cara ganha um bom salário, tem casa, comida, roupa lavada, empregados, mordomo, carro à disposição - com motorista - e até avião particular. E tem mais, não precisa pagar conta de luz, água, telefone, TV à cabo e nem a fatura do cartão de crédito. É o sonho de qualquer brasileiro.
Não é preciso muitas qualificações para o cargo. Você pode até mesmo não ter a menor experiência administrativa. Qualquer um pode se candidatar, essa é a parte bacana da democracia, você não precisa ser um doutor. Não precisa saber falar inglês, espanhol e nem mesmo o português. Agora, se você quiser um emprego como o de gari, por exemplo, aí é diferente. Vai precisar, pelo menos, ter cursado o ensino fundamental.
A maior dificuldade para se conseguir esse emprego é que só há uma vaga e a escolha é feita através de eleição por voto popular. Calcula-se que o candidato precisa de uns 50 milhões de votos para se eleger, ou seja, o cara tem que ser bem popular, tipo assim um ex-BBB ou um cantor sertanejo.
Claro, como qualquer emprego, sempre tem um lado chato. Você terá que comparecer a festas, jantares e recepções o tempo todo e, como não pode fazer desfeita, é bem possível que aumente de peso. Também a taxa de colesterol costuma disparar, por causa do consumo exagerado de caviares, queijos e vinhos de safra especial.
Antes de tudo, para chegar lá é preciso fazer campanha eleitoral e prometer uma série de coisas, mesmo que depois não sejam cumpridas. Anote aí algumas sugestões: criar 10 milhões de empregos, baixar os juros da economia, fazer a reforma tributária, a reforma agrária, acabar com a corrupção e os mensaleiros, promover o desenvolvimento sustentável e resolver definitivamente os problemas de segurança, educação e saúde deste país. Pronto, você tem aí um esboço de programa de governo e já pode se candidatar.
Quem consegue se eleger Presidente do Brasil passa a viver como um rei. São dois palácios à disposição, um pra morar, outro pra trabalhar. E, pasme, não precisa pagar IPTU.
Depois de 4 anos de serviço, você recebe uma aposentadoria especial que, além do salário vitalício, inclui um pacote extremamente generoso de benefícios e regalias. Gostou?

5 comentários:

  1. Querido Kledir,

    “Assim caminha a humanidade”. Sem eira nem beira. Solto pelas ruas, de pés descalços,
    sem ter o que comer, onde dormir, o que vestir.

    Trata-se de uma multidão de viciados e desesperançados.

    A Constituição diz que temos direito à saúde, educação, segurança, vida...princípios fundamentais e inalienáveis. É de rir! Como já disse anteriormente, mais da metade da população vive em total miséria.

    Estamos a um passo de não ter ar puro para respirar e água potável para beber. As geleiras estão derretendo, cidades inteiras sendo devastadas por ondas gigantes, terremotos, maremotos. É a natureza se rebelando.

    Falar sobre tudo isso me faz lembrar de Chico Buarque e Vinicius de Moraes que em Gente Humilde demonstra a preocupação com a situação das pessoas. Lembra?

    “Tem certos dias em que eu penso em minha gente,
    e sinto assim todo o meu peito se apertar.
    Porque parece que acontece de repente
    como um desejo de eu viver sem me notar.
    Igual a tudo quando eu passo no subúrbio eu
    muito bem vindo de trem de algum lugar.
    E aí me dá como uma inveja dessa gente
    que vai em frente sem nem ter com quem contar.
    São casas simples, com cadeiras na calçada
    e na fachada escrito em cima que é um lar.
    Pela varanda flores tristes e baldias como
    a alegria que não tem onde encostar.
    E aí me dá uma tristeza no meu peito,
    feito um despeito de eu não ter como lutar.
    E eu que não creio peço a Deus por minha gente.
    É gente humilde, que vontade de chorar.”

    Acredito no ser humano e acredito na transformação de tudo isso.

    Acredito nas pessoas de bom coração, de boas idéias e ideais, apesar da minha experiência trabalhando em ambiente propício para não acreditar em mais nada.

    Conheço o genial compositor, cantor, intérprete, escritor, ator, artista...que você é. Não conheço o homem Kledir Ramil.

    Quero muito saber sobre você pessoa. Gente como a gente. Que chora, que ri, que se revolta, que se apaixona, que fala bobagens e se arrepende, que briga e pede desculpas, mas, neste momento histórico, quero muito saber:

    O que espera do futuro? Tem medo do futuro por seus filhos, diante das questões apontadas? Acredita que uma pessoa pode, com boa vontade, conhecimento e bons assistentes alterar o contexto? Ainda acredita no ser humano? Em quem vai votar nas próximas eleições para presidente e por quê?

    Sei que muitas vezes os artistas preferem não se expor. Mas, lembre-se, estamos no século XXI. Muitos artistas já foram à TV e Rádio para se expor, falando sobre suas preferências. Peço a você, amado, exponha-se, mostre-se, fale conosco. Saiba que, independente de qual seja sua visão de mundo, continuaremos te amando.

    E “pra não dizer que não falei das flores”, “...quem sabe faz a hora não espera acontecer...”.

    Venha para cá. Desça daí, de onde posta suas crônicas e vídeos. Caia nesta arena, neste campo de comentários e vem falar com a gente como nunca fez. Iremos adorar.

    Diante disso, peço de coração a todos os visitantes que por aqui passarem: Deixe sua mensagem, nem que seja apenas um “Oi” ou “Eu tenho um sonho”. Só para participar. Isso vai mostrar que cada internauta que passar por aqui, também se preocupa com todas estas questões.

    Esperamos por você Kledir e também por vocês Aline, Roseli, Ângela, Emílio e Kleiton(pensou que ia ficar fora desta, hein?).

    Não deixem esta oportunidade passar e assim, de noite, quando colocarem a cabeça no travesseiro, sentirão aquela boa sensação de que fizeram a sua parte. Martin Luther King costumava dizer que ele não temia o preconceito e a violência, coisas que ele conhecia e sim, temia o silêncio.

    Abraços,

    Marcinha

    ResponderExcluir
  2. Kledir,

    Criticar é muito fácil. Difícil é, como homem público que és,mostrar-se para conscientizar os seus fãs a votarem certo.
    Não são apenas quatro anos que estão em jogo. Votar certo ou errado pode ter desdobramentos por décadas. Portanto, não podemos nos dar o direito de errar. Esse é um compromisso de honra por nós mesmos, nossos familiares e amigos, por nossos filhos e pelas gerações futuras.

    Nós médicos, particularmente, temos um papel de relevância no processo eleitoral. Conhecemos as mazelas do sistema de saúde, as dificuldades para o exercício da medicina, o drama dos usuários. Ao mesmo tempo, sabemos o que precisa ser feito para a construção de uma assistência universal, integral e de qualidade. Então, temos em mãos o diagnóstico e o que prescrever para um prognóstico melhor. VOTAR CERTO.

    Um Abraço,
    Antonio Pedro Séba salomão

    ResponderExcluir
  3. É exatamente por isso que presidente não é profissão assim como qualquer cargo político. O que não fazem para fugir dos impostos, não é?

    Fugindo do assunto: sabia que os moluscos não têm cérebro? Gozada a natureza...

    Beijão!
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Kledir,

    Depois de colocar meu comentário, a Marcia viu e não gostou. Ela achou que fui indelicado. Ela ficou brava comigo e a Marcia brava você nem queira saber. Estou dormindo no sofá. Peço desculpas caso tenha exagerado.

    Um abraço

    Antonio Pedro Séba Salomão

    ResponderExcluir