Academia de ginástica

Sou um atleta frustrado. Culpa da professora de piano, que me deixou traumas de infância com suas convicções radicais contra os esportes, que ela chamava de “práticas primitivas”. Pela vida afora, tenho usado essa desculpa para justificar minha preguiça para atividades físicas.
Há pouco tempo, por orientação do meu clínico geral, me inscrevi numa academia de ginástica. Academia de ginástica é um templo sagrado onde os fiéis, sob as bênçãos de Adônis, se dedicam a lapidar o próprio corpo como se fosse um bloco de mármore de Carrara. Ao chegar para a primeira aula, me entusiasmei ao ver tanta gente bonita e saudável. Achei que o sacrifício valeria a pena.
Passei por uma avaliação e o professor me cumprimentou: “Parabéns! Você tem índice de gordura igual ao do Michael Jordan: zero”. Quando fui começar a festejar ele me interrompeu: “Em compensação, tem índice muscular igual ao do Michael Jackson”.
São coisas como essa que desestimulam a gente. Às vezes, uma piadinha qualquer pode jogar um sujeito no chão. Eu sei que foi apenas uma brincadeira, mas naquela noite não consegui dormir.
Quando voltei pra casa, ainda humilhado, estava passando na TV um documentário que mostrava a cerimônia de encerramento de uma Olimpíada. Fiquei imaginando onde eu poderia me encaixar naquela festa e o único lugar que encontrei foi uma fantasia de Mariachi. Troquei de canal pra tentar esquecer o mundo dos esportes e apareceu um vídeo clipe do Michael Jackson, um sujeito que nunca participou de uma competição esportiva por falta de índice. Índice muscular. Lembrei da cara do professor rindo de mim e perdi o sono. Tive que tomar um comprimido, eu precisava dormir. No dia seguinte cedo, tinha academia.
Dentro da minha capacidade obtusa de reflexão, não consigo entender qual é a graça de puxar ferros, correr numa esteira rolante e pedalar numa bicicleta que não sai do lugar. Não vou para uma academia de ginástica por prazer, cumpro a missão como se fosse uma penitência. Em troca, espero ganhar um pouco de saúde. E aumentar minha massa muscular, pra não ter que ficar ouvindo piadinhas.
Meu consolo é que meu filho é um ótimo jogador de futebol. Comentei com a professora de spinning e ela disse que o garoto deve ter puxado à mãe. Engraçadinha! Pura maldade. Estou começando a ficar cansado dessas ironias. Acho que vou trocar de academia.
Vou tentar a Academia de Letras.

5 comentários:

  1. Kledir
    Mas ba Tche, show de bola essa dupla maravilhosa de tanto sucesso e que tanto orgulha Pelotas, de todas as canções a que mais emociona os Pelotenses não poderia ser outra a não ser Pelotas. Mas na verdade vim aqui para fazer uma reivindicação em nome da torcida do Esporte Clube Pelotas, em nome da torcida mesmo porque não faço parte da direção do clube.
    Já vi vocês declararem amor ao Inter e ao Grêmio, como Pelotense lamento mas respeito, afinal de contas e infelizmente o poder tanto financeiro quanto midiastico da dupla da capital é maior do que qualquer clube do interior, e não falo de paixão porque isso é outra coisa... paixão, devoção e amor ao clube nada supera o torcedor do LOBÃO mesmo não tendo mídia a nosso favor, nada nos supera.
    Por este motivo vim aqui pedir para que vocês gravem um video (desses que vocês gravam e colocam no youtube e que por sinal sou fã) dizendo e falando do sentimento que vocês carregam pelo Pelotas e eu sei que esse sentimento existe (e por favor não precisa falar do co-coirmão), isso seria maravilhoso e inesquesivel pra torcida do TIME DE CORAÇÃO de vocês,é isso ai, coloquem a camisa do GLORIOSO PELOTAS e mandem vê. Em nome da torcida do Esporte Clube Pelotas agradeço desde já, muito obrigado por tudo e dalhe LOBOOOOO!!

    OBS: não sei quem administra esse BLOG mas espero que se não for você mesmo, que esse alguem repasse para o Kledir esse pedido.

    Fico no aguardo do vídeo, Grande Abraço e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Kledir,
    Adoro suas crônicas, mesmo, como as músicas, a voz e tudo mais. Isso posto, ressaltando que também detesto academia, mas fazer o que...Agora, sem carne vermelha pode esquecer massa muscular. Todas as minhas simpatias para sua esposa. Barata é nojento,aquelas anteninhas, para não falar em umas aranhas gigantescas que tem por aqui. E os escorpiões.
    Já cobra eu espero nunca matar. Basta benzer que elas se vão. Cobra é de paz.
    Mas diz, como alguém que fica horrorizado com usarem pele de raposa compra pé de coelho?
    Coitados dos coelhinhos...Para eles os pés dão um tremendo azar.
    Mas, como dizia, adoro suas crônicas e tudo mais...
    Sua fã de décadas,
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Aii.. Aii..
    Em uma década de tantas (TAAANTAS) "músicas" e "bandas" horripilantes, fico feliz em ouvir Paixão como trilha sonora em uma novela brasileira. Mesmo sendo na voz de outro artista, a melodia permaneceu impecável. Gostaria de ouvir a voz da dupla mais vezes ao zapiar canais. Vocês merecem todo o sucesso do mundo.

    Ps.: deixei as palavras música e banda entre aspas pq não consigo considerar tanta bobagem e pornografia como tais.

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe com o índice muscular, preocupe-se apenas com a sua saúde, porque a sua musculatura musical e poética sempre esteve em alta, Kledir. Adoro as coisas que você escreve, continue a praticar o exercício de escrever, e cante, cante, cante sempre... esse exercício é preciso. Há uma academia de fãs espalhados pelo Brasil e este paulistano entre eles, que adora Quintana, Érico Veríssimo e Kleiton & Kledir e... Abraços. Vôgaluz

    ResponderExcluir
  5. kledir precisa de um psiquiatra ! huahuahau!

    ResponderExcluir