Dupla de um

Em toda a minha vida profissional, como integrante da dupla K&K, tenho cumprido corretamente meus compromissos com a nossa agenda de shows. Quer dizer, teve uma vez em que eu fui, mas não cantei.

Estávamos vindo de Nova York, cansados, e nem deu pra passar em casa. Fizemos conexão em São Paulo e seguimos para Brasília. O avião estava uma geladeira. Às vezes, a sensação que me dá é que certos comandantes acendem uma lareira na cabine e esquecem os coitados lá atrás, no freezer.

Chegamos a Brasília, tomei um banho e fui para a apresentação, no Parque de Exposições. O Planalto Central é seco, vocês sabem, tipo deserto do Saara. Entre o frio do avião e a secura do calor do Cerrado, a garganta não aguentou: terminei o show completamente afônico. Tudo bem, não fosse meu compromisso no dia seguinte, no Rio de Janeiro.

Acordei sem voz. Pegamos mais um voo gelado. Chegamos ao aeroporto do Galeão e fomos correndo para o local do show. Pelo menos conseguiram entender meus gestos e desligaram o ar condicionado da van. Chegando ao teatro, nossa empresária me apresentou ao contratante como “fisicamente incapacitado”. Eu não conseguia emitir nenhum som. Sugerimos cancelar o espetáculo, mas o cara pediu “pelo amor de Deus” que fizéssemos qualquer coisa, do jeito que desse. “Um canta e o outro dança.” O público estava aguardando, impaciente.

Sem poder falar, escrevi um texto de apresentação e passei pro nosso produtor, que foi até o microfone e anunciou: “Kleiton & Kledir, o maior quinteto do mundo. Um quarteto extraordinário. É o único trio que atua com uma dupla de um”. Ninguém entendeu nada. Mesmo assim, soaram os aplausos e começou o espetáculo. Eu entrei mudo e saí calado. Kleiton cantou sozinho o tempo todo. Fiquei tocando o violão, quieto no meu canto, como se fosse mais um músico da banda. Não precisei dançar. O show foi um sucesso, o público cantou junto o tempo todo. Ou seja, não fiz a menor falta. Minha autoestima foi lá embaixo.

Dias depois, encontrei um amigo que estava na plateia e me cumprimentou pelo espetáculo. Quando comentei que, infelizmente, naquele dia eu estava sem voz e não pude cantar, ele disse que nem havia notado, que o show tinha sido ótimo. “Aliás, o melhor show de Kleiton & Kledir em toda a minha vida.”

Minha autoestima que já estava no chinelo, entrou em colapso. Comecei a ter palpitações, a pressão subiu e tive que ser internado às pressas. Acho que vou precisar de acompanhamento psicológico.

9 comentários:

  1. Que é isso, Kledir. Adoro o Kleiton , mas ninguém canta "Paixão" como tu. E vocês não são o Kleiton e o Kledir...vocês são Kleiton e Kledir, uma dupla única.
    Amo vocês!!!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Deixa de bobagem, é capaz de colar esse negócio de tu dançar e ele cantar.
    Eu bem que pagaria para ter visto este espetáculo.
    O que acham de uma turnê assim?
    Claro que adoro ouvir você cantando, mas acho que seria um show inusitado!

    ResponderExcluir
  3. Estou morando tem uma semana em Montevidéo, e se não fosse pelas músicas de vocês, que eu escuto desde menininha, não aguentaria a saudade dos pagos."A dois é fácil segurar", você mesmo canta! Vocês são inspiração. Não se abata por meia dúzia. Tem um Rio Grande do Sul inteiro por ai querendo vocês do lado, cantando, tocando ou simplismente mudos. Adoro muito a dupla. Vocês são parte da minha história. Bons show's por ai, quando vieres pra Montevidéo, please avisa!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu fui em um show em Toledo (PR) em maio que só o Kleiton cantou e tocou, tu ficaste no Rio por causa de uma gripe! Fizeste muita falta, mas o Kleiton se virou muito bem! Aliás, vocês dois são um queridos e arrasam quando estão juntos ou desacompanhados!
    Apareçam por Curitiba! =) Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que tal da próxima vez, você canta e ele não faz nada...aí então dependendo do resultado da platéia, você possa dizer se faz falta ou não...
    Abraços
    Lhú Weiss
    Obs: O melhor psicólogo é aquele com que você dorme todas as noites...o travesseiro!!

    ResponderExcluir
  6. Kledir, amei o seu texto! Vc é demais, canta demais! Sua voz com a do seu irmão se casa tão bem que é difícil alguém comentar que "nem notou que vc não cantou..."
    A gente sabe que isso às vezes acontece, ficar sem voz... bola prá frente. Liga não: vc sabe o artista talentoso que é! Beijão,
    celeste.

    ResponderExcluir
  7. Kledir, isso me lembrou que esta semana ainda, olhando uns vídeos no youtube, muitos diziam "Kleiton e Kledir" mas era tu cantando sozinho...lá pelo 7º vídeo assim eu me convenci de que há quem pense que teu nome é "Kleitonekledir".

    Ah, mas só pra evitar o ataque: eu assisti todos, tá? rs
    um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  8. O texto que escreveu para o produtor ler foi magnífico. Eu acho que sob uma certa óptica deverias ficar feliz. Os beatles declararam para a imprensa e foi aquele alvoroço, que não fariam mais shows.. De que adianta agente ficar se esgoelando se ninguém nos ouve.
    Creio que isto que aconteceu contigo já é efeito da ilusão coletiva. Como te viram acabaram também te escutando.
    Sua voz é linda e o jeito de cantar fascinante.
    Beijos

    ResponderExcluir