Persona non grata

João Schmidt, meu produtor de shows, é um sujeito divertido. Uma figura agradável e ótimo companheiro de viagem. Como se não bastasse, é um profissional da melhor qualidade. Nossas viagens a trabalho são sempre em clima de alto astral, graças a esse parceiro que vive em estado de euforia permanente. Dizem que caiu no pote quando era criança.
Como ninguém é perfeito, ele também tem suas particularidades. É um fumador compulsivo e, como todos nós, tem alguns “desvios de comportamento”. Mas se recusa a entrar na igreja pra se confessar, sob o argumento de que ainda é cedo. Quando garoto era conhecido como João Maçaneta, apelido que trazia subentendido o significado de “onde todo mundo mete a mão”. O que ele considera um exagero dos colegas.
João adora organizar festas. São famosas. E nunca me convida. Este ano organizou uma feijoada pra festejar o Dia de São Jorge em seu apartamento na Lapa. Convidou todo o meio artístico do Rio de Janeiro, menos eu. Fiquei deprimido. Chamei pra uma conversa e ele foi bem sincero comigo: “Kledir, você atrapalha. Chega nos lugares e pede pra desligar o ar condicionado. Não bebe, se incomoda com fumaça de cigarro, pede pra abaixar o volume do som... me poupe! Eu gosto é de farra! Vai jantar com esses teus amiguinhos da literatura!”.
Me senti rejeitado, persona non grata.
Dias depois, tentei uma jogada. Liguei pra Márcia, sua fiel escudeira que ele chama de “minha Babá”, disfarcei a voz e falei que estava retornando a ligação para confirmar minha presença no pagode de 2a feira. Inventei um nome qualquer e disse que era amigo do Túlio. Foi aí que Márcia reconheceu minha voz e falou: “Ô, Kledir, vai te catar! Você sabe que eu tenho ordens pra não te deixar entrar. Aqui não tem essa frescura de RSVP”. Tentei argumentar: “mas eu também sou filho de Deus”. E ela: “pros filhos de Deus tem um templo ali na esquina. Aqui é só pro pessoal do balacobaco”.
Resolvi então partir pra ignorância. Chamei meu advogado e entrei com um mandato judicial contra o Sr. João Schmidt, por discriminação de minorias, no caso, nós os vegetarianos, não fumantes e sem sal. O processo está tramitando na justiça e tenho esperança que o veredicto saia antes da festa de Cosme e Damião. Que, em geral, é das mais animadas.

6 comentários:

  1. Kledir do meu coração,

    Não percebeu que o João não quer te desviar do caminho? Fala a verdade...você está morrendo de vontade de pecar, não é? A idade faz estas coisas com a gente...Calma, não tô te chamando de velho, você só tem mais experiência. Ih! Será que tem?

    Você disse que partiu pra ignorância e até entrou com um mandato judicial.

    Realmente, você partiu pra ignorância por duas razões. A primeira foi em razão de precisar de um advogado e não me chamar e a segunda, foi no uso da expressão mandato judicial. Existe MANDATO judicial e MANDADO judicial. As definições de tais palavras são diferentes. Como você não é do mundo jurídico merece perdão. Se quiser, depois te explico o emprego adequado de cada uma destas palavras. Não fica bravo, tá? Como você mesmo me disse um dia "meu amor é puro e verdadeiro".

    Abraços,

    Marcinha

    ResponderExcluir
  2. Não fica bravo não. Ó, quando for fazer alguma coisa te chamo, sou vegetariana também. Você vem, discutimos filosofia e literatura tomando um bom mate, que tal? Daí quando for tarde, hora de você ir para casa dormir, lá pra umas 8 da noite, a galera começa a farra tá?

    Beijão querido!
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei preocupada. Não tenho sido muito convidada pra festas. Sou como vc, Kledir. Então, será que tb sou "persona non grata". Pelo menos eu ainda como carne, mas não gosto de feijoada. É, acho que tb estou sendo discriminada...

    ResponderExcluir
  4. Cada lugar tem o seu tipo. Por aqui, em vez de João Maçaneta a gente tinha a Ana Pirulito, aquela que tinha passado na boca de todo mundo. Prefiro ela ao João.

    ResponderExcluir
  5. Kleidir, você me abriu os olhos... Também deixei de ser convidada para os churrascos (eu não como carne vermelha) e os encontros da galera. Eu acho mesmo um saco ficar aturando bêbados, conversar aos berros e ficar cheirando a fumaça. Melhor assim. bjs e paz

    ResponderExcluir
  6. kledir farei p vc uma feijoada vegetariana,...será tua forra pois, o Joao fará a escolha dos legumes e verduras e tb a missão de produzir o mesmo. Ass.:Marcia a Babá

    ResponderExcluir