Engenheiro – da série Profissões

Engenharia é uma profissão muito fácil, basta saber usar uma máquina de calcular. Máquina de calcular é um instrumento que serve para isso mesmo, fazer cálculos por você. É só digitar a operação e ela dá o resultado. Claro, é preciso conhecer alguns fundamentos básicos da matemática, como os números naturais e as 4 operações: somar, diminuir, multiplicar e dividir.
Somar é aquilo que se faz quando não se quer diminuir, e vice-versa. Multiplicar é o contrário de dividir. Pronto, se você não sabia isso, já aprendeu. Só falta decorar os números. Vamos lá. Olhe o seu dedo indicador, também conhecido como “fura bolo”: esse é o número 1. O furador de bolo em dupla com o “pai de todos” forma o número 2. Se você acrescentar o “seu vizinho”, teremos o 3. E assim por diante. Quando terminarem os dedos das mãos, peça ajuda para os universitários.
Na prática, o dia a dia da profissão é uma barbada. Ciência exata não tem erro. 2 mais 2 vai ser sempre 4. Ao mandar o pedreiro virar uma massa é só dizer: 2 de areia, 2 de terra, 1 de cimento e 1 balde dágua. Com isso você já poderia começar a trabalhar mas, por via das dúvidas, é bom fazer a faculdade.
Você pode não acreditar, mas eu sou formado em engenharia mecânica e, para alívio da humanidade, virei artista. Ou seja, meus comentários podem estar equivocados. No meu tempo, no século passado, tinha que decorar a tabuada e fazer contas de cabeça. Ou usar um instrumento medieval chamado régua de cálculo. Não dá pra explicar aqui o que era uma régua de cálculo, só vou dizer que era necessário um QI de 150.
Engenharia é uma linda profissão. É ela que faz o mundo girar, no sentido metafórico, é claro. Ela está por trás de cada movimento seu. Quando você liga a TV, abre uma cerveja ou puxa a descarga do banheiro, pode ter certeza, ali tem a mão de um engenheiro.
Se você seguir essa carreira, tenha como objetivo chegar a chefe de departamento. A partir desse ponto, você passa a ter à disposição uma equipe de técnicos, assistentes e, o melhor de tudo, um estagiário. Toda empresa hoje em dia tem um estagiário, que é aquele cara que carrega o piano para os outros tocarem. Então, se tiver que construir um ponte é só chamar o pobre coitado e mandar ele pesquisar no Google. Aí ele apresenta o projeto, você repassa pra equipe e pronto. Minha única sugestão é que você não assine a obra, pois se a ponte cair quem vai pra cadeia é você.

6 comentários:

  1. Hummm Prefiro cantar..rsrs"" Passei por aqui, viu? Amei seu blog! Amei a história do João.. Parecida com a da Tess que me perguntava quando eu iria morrer para ela ficar com as minha saias..Isso eu tinha 20 e poucos..rsrs" João é um querido, disse para ele que adoraria que fosse meu genro..rs"
    beijos
    Rainha

    ResponderExcluir
  2. Engenharia, arquitetura, desenho industrial e cia, não existem mais. Tudo isso se resumiu à palavra anglo saxônica: desing. Que nada mais é que designar funções a qualquer peso morto. Números? O que é isso? É de comer? Os músicos como você, aaaaah... esses nunca vão ser extintos para nossa alegria.

    Beijão!
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Kledir!
    Adorei!
    Com essas dicas todas, acho que vou fazer carreira...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahaha
    Feita pra mim essa, todos os dias penso na 'série profissões'. Estou no dilema, incrições dos vestibulares estão abertas, entretanto para que curso irei inscrever-me? Boa pergunta. Pode parecer ridículo chamar isso de dilema tendo eu uma vida inteira pela frente(espero), mas que é complicado é. Gosto de tantas coisas... Depois de muito pensar ainda fico entre 4. São essas jornalismo, arquitetura, publicidade e engenharia civil, sem contar que quero levar a dança paralelamente. Super decidida eu, comunicação ou exatas? Bem, pelo menos agora tenho tua dica, se optar pela engenharia vou lembrar-me da 'chefia de departamento'. hehehehe

    Forte abraço! Thereza Panisson Lemos

    ResponderExcluir
  5. Depois dessa, vou repensar minha profissão e quem sabe prestar vestibular final do ano, hehehe.
    Como sempre, me divirto com seus textos.

    ResponderExcluir