Michelle Obama

A família Obama chegou ao Brasil para uma visita histórica. Um detalhe que chamou a atenção é que o cardápio das refeições precisava ter sempre uma opção vegetariana, já que a Primeira Dama é vegan radical. A chefe de cozinha se apressou em adaptar vários pratos típicos e inventou até uma feijoada com tofu defumado.
Michelle é uma ótima aliada nessa minha luta por uma alimentação saudável. Sou vegetariano há 35 anos e estou cansado de ouvir bobagens e piadinhas a respeito de minha opção alimentar. Muitas delas, motivadas por esse meu físico franzino de magrão. Agora, acabou a brincadeira. Quando alguém insinuar que devo ter uma saúde frágil porque não como carne, vou apontar a Primeira Dama como exemplo. Além de bonita, Mrs Obama é uma mulher enorme e musculosa, um modelo do que é capaz de produzir a alimentação vegetariana. Uma mulher forte, em vários sentidos.
Todo mundo sabe que, em geral, quem manda na comida da casa é a mulher. Fico tentando imaginar como deve ter sido difícil a negociação com aquele seu marido carnívoro, o presidente dos Estados Unidos. O cara chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, com vários problemas rondando sua cabeça – coisas do tipo Líbia, Egito, sistema de saúde, tragédia no Japão... – senta na mesa e pede um filé mal passado. A patroa, de avental, manda um “Na na ni na não! Vamos comer salada verde, não podemos dar um mau exemplo para as meninas dentro de casa”.
Tudo bem que é um assunto doméstico, mas quando se trata do homem mais poderoso do mundo, tudo vira Segurança de Estado. Há indícios de que foi preciso envolver a CIA, o FBI, a FDA (U. S. Food and Drug Administration) e até uma comissão especial do Congresso Americano para convencer a mulher a permitir a entrada de carne na Casa Branca. Dizem que ao fim das negociações diplomáticas, batalha ganha, Barack teria virado para a esposa com um leve sorriso no rosto e soltado seu bordão: “Yes, we can!”.
Acredito que a derrota tenha ficado atravessada na garganta da Primeira Dama e, você sabe como é, não se mexe com os brios de uma mulher. Muito menos uma mulher musculosa.
Mas a vida segue, a fila anda. Dentro de alguns anos o cara terá que entregar o cargo e aí, sem a proteção dos mariners, não tenha dúvida... vai ter que comer salada.

6 comentários:

  1. Tb sou vegetariana há anos! E tb me senti solidariezada pela Primeira Dama dos E.U.A. Já ouvi e ainda ouço piadinhas sem graça desses humanos carnívoros! Heheh Mas td bem. O q importa, é q nós nos alimentamos de uma forma saudável e ainda somos criativos, pois é mto bom poder e saber adaptar um "prato carnívoro" para um prato vegetariano. Hj mesmo fiz um delicioso strogonoff de proteína de soja, com molho vermelho e champions. Acompanhado com um arroz de espinafre. "Voilá" Deliciei-me e alimentei-me saudavelmente. Só pra comprovar q vegetariano não come só folha. Hahahah Adorei o seu blog. Bjs
    MARTTA SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Mais um viva para Michelle! Sou Vegan (ou vegana como chamamos no Brasil) como ela. Já é uma grande vitória que a primeira dama "do mundo" esteja de uma certa forma, divulgando essa que é mais que uma dieta saudável, é uma filosofia. As piadas são um tremendo saco mesmo, ou quando pegamos uma simples gripe temos que ouvir: "Tá vendo, é por não comer carne." Também tem aqueles que acham que somos bichos de outro planeta quando negamos uma coisa com peixe: "Não tem carne, é peixe..." E peixe é o que então, um tubérculo? Além de Michelle Obama, podemos citar muitos outros vegans fortes em todos os sentidos como Paul McCartney, Mahatma Gandhi e até Albert Einsten.

    Beijos,
    Aline Mariano

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. pô, tinha que ter dado feijão tropeiro, leiãozinho à pururuca, tutu à mineira pra esse povo...
    minas gerais se sente ofendida.
    vi uma foto da patricia amorim (mafiosa que só) dando uma camisa do flamengo pro obama e pensei: pano de chão novo na casa branca...
    mas, mió mesmo foram os outdoors em salvador: "Dizaí, negão!"
    isso, ao lado de uma foto do marido da michele.

    podiam ter levado um acarajé pra eles.

    beijão, tio k.

    r.

    ResponderExcluir
  5. Legal! Creioq ue não há um vegetariano no mundo sequer que não tenha ouvido uma piadinha infame. Mas isso faz parte. Sou vegetariano há 13 anos e muiats vezes sou incompreendido. Já me ofereceram muito frango e peixe. Não basta falar que não come carne. Tem que ser bem enfatico. Nao como nenhum tipo de animal.

    ResponderExcluir