Par ou Ímpar


Depois de vários anos ocupados com os assuntos da vida de adulto, Kleiton e eu fizemos uma viagem ao mundo da gurizada e estamos lançando Par ou Ímpar, um disco inspirado nesse universo fascinante.
Foi preciso “desenvelhecer” um pouco até chegar ao ponto certo, aquele estado de espírito onde a fantasia se confunde com a realidade. O universo infantil é carregado de pureza, e pureza é contagiante. Foi um mergulho transformador, uma oportunidade de resgatar um monte de coisas boas que a gente vai perdendo pelo caminho.
Kleiton e eu tivemos uma infância feliz em Pelotas, e isso foi marcante na nossa vida. Éramos dois moleques que jogavam bolinha de gude e soltavam pandorga no meio da rua. Dois guris de calça curta, curiosos com o ambiente que nos rodeava. Na calçada, na escola, em casa. Lembro dos programas de rádio, dos disquinhos coloridos e da literatura infantil. Em especial, a coleção O Mundo da Criança, os livros de Monteiro Lobato e as histórias que a Dalvinha contava pra gente dormir. Dalva, nossa mãe, cantava e imitava as vozes dos bichos, dos personagens, o que dava uma outra dimensão pra narrativa. Ela conseguia transformar uma simples história em um espetáculo multimídia dentro da nossa imaginação. Todos esses estímulos foram importantes para a nossa formação e estão presentes em tudo o que fazemos.
Lembranças da infância aparecem o tempo todo em nossa obra (Maria Fumaça, Noite de São João, Lagoa dos Patos...), sempre em forma de “uma saudade boa”. Esse disco agora, ao contrário, não é sobre um tempo que passou, é música para as crianças de hoje. O desafio foi fazer canções para uma garotada que vive em apartamento e brinca de videogame. E foi refletindo sobre isso que surgiu o conceito do disco: a constatação de que certos assuntos e brincadeiras são clássicos. E o que é eterno convive bem com tudo, inclusive com as novas tecnologias. O mesmo se pode dizer da sonoridade de certos instrumentos, como o violão, o piano e a percussão. O conceito temático acabou inspirando também a concepção musical do trabalho, e tudo passou a fazer sentido.
Escrever canções para crianças é uma tradição na música popular brasileira que vem desde Braguinha, passando por Vinícius de Moraes, Chico Buarque e tantos outros. Esse disco é a nossa contribuição, vem se somar a algumas iniciativas recentes de retomar essa tradição que andava meio esquecida entre os artistas de público adulto.
Espero que vocês e seus filhos se divirtam tanto quanto nós.

5 comentários:

  1. Bahhhhh muitoooo bom.
    Recebi esse CHASQUE MUITO ESPECIAL PARABÉNS ETERNOS GURIS.
    sou muito fã de voces.

    ResponderExcluir
  2. É incrível a magia deste disco, ao mesmo tempo que me remete a minha infância, em Itapeva/Sp, qdo meus irmãos me colocavam dentro de pneus de caminhão, e rolavam-no ladeira abaixo; eu nem sabia, nem tava na moda, mas aquilo era "adrenalina" pura rss.
    Me remete também a minha infância como mãe, nos shoppings,nos parques, nos teatros infantis, cinemas com pipocas,nas historinhas lidas em parceria com meu filho,nos campeonatos de video games; enfim me levou até o baú do meu coração onde guardo com carinho, minha coleção de boas lembranças

    Obrigada, amigos, por compor essa magia encantada

    felicidades...

    Walkiria

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo!
    Sabes que adoro passar por aqui.
    Lendo o que falou de sua mãe, que contava as histórias imitando os bichos e personagens, lembrei de uma história que contei para meu sobrinho. Ele tem 4 anos e lembra da história que contei quando ele tinha apenas dois. Sempre que ele vem aqui em casa, me pede para contar de novo! Mesmo gostando de games ( e já está ficando fera nisso ) ele diz que são minhas histórias que conto e como conto é que ele prefere deixar os jogos de lado!
    Ufa! ponto pra mim. Estou ganhando dos games!
    Também gosto dos games, mas são em minhas histórias que viajo e muito e até brigo com meus personagens quando eles querem mudar alguma coisa!! Mas, vale a pena!! Alguém sempre estará por perto para ouvir ou ler em meu blog.
    Chega de falar...
    Abraços
    Lhú Weiss

    ResponderExcluir
  4. Realmente, vocês estavam faltando nesse universo. Não tive a oportunidade de comprar ainda pois descobri este universo do Blog do Kedir neste final de semana. Estou muito curiosa..
    AbraçoSu.

    ResponderExcluir